Nada como se preparar para o novo Concurso do INSS sabendo tudo que rolou no anterior, não é mesmo?
Talvez você não saiba, mas raramente os concursos de um mesmo órgão mudam bruscamente. São um verdadeiro copia e cola do anterior. Se for a mesma banca, empresa organizadora, do concurso anterior, melhor ainda.
Você já vai saber o que esperar da prova, o nível de cobrança, os assuntos mais dobrados de cada conteúdo… O edital anterior é a fonte perfeita para planejar e priorizar o que deve ser estudado. Então, vamos lá!
A banca do último Concurso do INSS
Comecemos por ela a tão temida CESPE/CEBRASPE. Ela é conhecida pelas provas com muitas questões de Certo ou Errado. Estilo as questões que eu publico nos stories do Instagram todas as segundas-feiras, no que apelidamos de #cafécomprev. Dê uma passadinha lá no meu Instagram se você estiver boiando rs.
Ela costuma cobrar muita lei seca, ou seja, o segredo para acertar muitas questões dessa banca é lendo a lei exatamente como ela foi escrita. Vez ou outra também ela conta uma história do Jõao ou da Maria e nas questões seguintes cobra o conhecimento do aluno baseada a situação hipotética que ela apresentou.
Foram cobradas 120 questões de certo e errado. E uma questão errada anulava uma questão certa.
As vagas do último Concurso do INSS
Foram ofertadas apenas 800 vagas e elas foram distribuídas por região. O que provavelmente vai acontecer no próximo concurso.
Requisitos para ser um Técnico do Seguro Social no INSS
- Ser aprovado no concurso público.
- Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1o do artigo 12 da Constituição Federal.
- Estar em gozo dos direitos políticos.
- Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
- Estar quite com as obrigações eleitorais.
- Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme item 2 deste edital.
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
- Cumprir as determinações deste edital.
- O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
Atribuições do Técnico do Seguro Social
Apesar que muitos acharem que quem faz a análise dos pedidos de benefício no INSS são os analistas, na verdade quem faz a análise dos requerimentos previdenciários é o Técnico do Seguro Social.
Apesar de ser exigido apenas Ensino Médio Completo, o técnico é quem faz a análise do direito do segurado, desde um pedido de aposentadoria até uma simples atualização cadastral.
Por isso é cobrado do candidato a uma vaga no INSS conhecimentos da área de direito. Dentre eles o mais importante, o Direito Previdenciário.
O salário e a carga horária do servidor do INSS
O salário inicial de um servidor do INSS ultrapassa os R$ 5.000,00. Se você ainda tiver a oportunidade de participar do programa de bônus, você pode até dobrar esse valor.
Quanto a carga horária, apesar de ser fixado o padrão de 40 horas semanais, essa carga pode ser menor se você trabalhar no setor de análises. Nesse setor você trabalha por meta e pode bater ponto por bem menos tempo. E ainda tem a opção de trabalha de casa, no tão popular hoje: home office. E fazer seu próprio horário de trabalho.
Tem alguma dúvida que não foi esclarecida aqui? Deixa nos comentários que eu te respondo. Até mais!