fbpx

Se você já começou a estudar para o Concurso do INSS, já deve ter percebido que muitas questões são tiras da própria lei, da lei seca. E se você me acompanha lá no meu Instagram já deve ter decorado isso rs. Principalmente se você vê o #cafécomprev.

Mas como estudar essa bendita lei seca? Vou te dizer abaixo tudo que você precisa saber para tirar o maior proveito da sua leitura.

Escolha a maneira que você vai estudar

Muitos dos meus alunos adoram a versão digital, pois podem acessar de qualquer lugar (com o celular, computador ou tablet) ,marcam e desmarcam os trechos e sempre tem uma versão atualizada da lei.

Mas também tenho aqueles que gostam da versão física, de imprimir, de escrever no papel. Escolha a forma que você sente que a leitura rende mais, que seja mais conveniente para você.

Quando estudar a lei seca

Eu aconselho que o estudo da lei seca aconteça após o estudo do seu material. Por que? Principalmente para os concurseiros iniciantes é muito difícil assimilar a linguagem utilizada na lei. Além disso, a forma como a lei foi escrita não é nada didática rs. Mal começa um assunto já pula para outro, volta para o assunto anterior e depois para o meio (uma bagunça haha).

Então, primeiro priorize o estudo da doutrina e só depois passe para a lei seca.

Leia sempre possível

Sabe aquelas horas que você está à espera de uma consulta, no ônibus, no intervalo do trabalho, na fila? É uma ótima maneira de usar esse tempo digamos ocioso para fazer sua leitura da lei seca. Por isso que eu particularmente gosto mais da versão digital.

Enriqueça a sua lei seca

Eu fiz isso muito na minha preparação para o Concurso do INSS. Eu não fazia marcações na lei seca baseado no que eu achava que era importante. Eu marcava os artigos que de fato já tinham sido cobrados questões de prova. Essa com certeza é a maior estratégia para estudar lei seca.

Ao resolver uma questão eu já procurava na lei e marcava. Nos dias de revisão do conteúdo eu já sabia exatamente o que ler na lei e não perdia tempo.

Inclusive, nas últimas semanas que antecederem à prova do INSS é isso que eu recomendo que você faça.

Registre sua leitura

Mantenha um controle. Anote quais artigos você estudou no dia, marque pelo menos onde você parou ou melhor ainda estipule metas de leitura. Por exemplo: ler X artigos na semana. Isso manterá seu foco e você terá controle sobre sua leitura e evolução.

Espero que este artigo tenha de ajudado. Até mais!